Setor 2814 #38 – Batman Ano Um

E NO EPISÓDIO DE HOJE…

A Carol Bardese e o Bruno Castro recebe o convidado Luciano Abel para falar um pouco sobre a animação e HQ do Batman Ano Um. Quais mudanças teve nessa origem pós crise? O que acharam da dinâmica entre o Gordon e o Bruce? E essa versão da Mulher-Gato? É necessário mostrar sempre a morte dos pais do Bruce? E as outras mídias, como Batman Begins e Gotham? Além disso, falamos sobre algumas origens de algumas versões do Batman. Confiram ai

Links Relacionados:

Livro Mighty Blade (Luciano Abel)

 

 

 

Você pode gostar...

  • Cleber Segundo

    Oi Pessoal!
    A melhor versão do inicio de carreira do Batman é sim na HQ Batman Ano um.
    Com relação a Gothan (a serie) eu encaro ali como um dos inúmeros universos existentes do DCU. Assim como o Universo do cinema é em outra terra diferente das HQ´s.

  • Eduardo Nicolas

    uma outra versão de batman é a da dc gods and monsters onde o batman dessa versão é Robert Kirkland ,( morcego humano ). tem até animação

  • Carol, não se sinta culpada por não estar gostando da noite mais densa, é ruim mesmo hahaha… Eu só aguentei pois lanterna verde é meu herói preferido, e o que Geof Johns fez com ele foi inédito, os lanternas verde nunca foram centro dos holofotes na DC e só por isso valia o sacrifício… Mas depois os títulos se recuperam, tanto tropa dos lanternas verdes com “Guerreiros Esmeralda” quanto o título do Hal Jordan com a excelente “guerra dos lanternas verde”.
    E por incrível que pareça, os títulos continuam rasoáveis nos n52 (já que não foram rebootados) e seguem divertidos até o rebirth, eu recomendo, aguente as 2 mega-sagas que a diversão volta hahaha…
    Sobre um e-mail, na leitura passada, questionando se devemos ler ou não quadrinhos da era de ouro, eu tenho uma opinião: Algumas coisas, infelismente não dá pra ler; A linguagem e arte ficam datados, o ritmo é outro, não apenas na era de ouro mas de qualquer coisa mais antiga, é muito difícil de acompanhar pois as coisas vão evoluindo; É a mesma coisa com jogos antigos, ninguém aguenta jogar asteroides hoje em dia, a gente faz pela curiosidade, pelo valor histórico, mas duvido que alguém troque God Of War 3 por Altered Beast…
    Eu acho mais produtivo procurar resumos na wikypedia, OU podcasts como o de vocês que fazem esse sacrifício para nós haha.
    Olha, não acredito que esse cosplay de homem animal passaria em branco, mas só os nerds cults hypsters iam pegar o easter egg XD
    Sobre o podcast Batman Ano Um: uma das melhores animações da DC, estou com saudade pois a DC perdeu a mão nas animações também…

  • Carlos Roberto

    Fala setor!
    Uma dúvida, o nome da cidade do Batman é Gotham city ou Górdon city? Haha
    Brincadeiras a parte, gostei muito do Cast, gosto muito de ouvir a opiniões de vocês pois dá para perceber que gostam, são fãs, pesquisam e procuram entender sobre o assunto abordado, e isso agrega e muito para uma opinião contundente.
    Para mim a melhor origem do Batman, por mais que ela foi pouquíssima alterada durante os anos, é sim o ano um, pois como vocês mesmo disseram, é o começo do morcego como vigilante, e pela falta de experiência ele comete muitos erros, e o paralelo que a historia toma entre o Gordon e o Batman/Bruce é muito bem explorado, humanizando e definindo a personalidade dos mesmos.
    Uma outra historia que faz paralelo com o ano um que eu gosto muito, é Batman: Xamã, você ou o Bruno já leram? É muito legal e traz de uma forma bem implícita uma abordagem um pouco sobrenatural o símbolo do morcego para o Bruce Wayne.
    Para finalizar, gostei muito da participação do Luciano, principalmente quando ele aborda os termos técnicos da animação, mas tenho que fazer uma crítica em relação a um comentário que ele fez em relação as HQs, onde ele disse que depois dos anos 90 ele parou de ler HQs pois acha que depois disso tudo é lixo, mas se ele parou de ler lá atrás como que tudo é lixo? Desde antigamente temos histórias ruins e boas, sempre foi assim, e não é diferente hoje, o Batman do tom King é um exemplo, e um run execelente do personagem.
    Enfim, obrigado por me citar durante o Cast Bruno sobre a era de ouro, fiquei muito feliz e honrado, eu gosto demais da noite mais densa, me julguem, continuem nos agraciando com esse excelente podcast quinzenal e até a próxima!

  • Rafel Saitar

    Olá Carol, Bruno e Luciano

    Concordo com a Carol, ano 1 é muito boa. Mas apesar dos Novos 52 serem estranhos, o Ano 0 é interessante, também, tanto o quanto Novos 52 consegue ser.

    Eu não gosto muitos dos filmes do Nolan, mas dos três o Begins é certamente o que menos me incomoda, o único que assisti duas vezes.

    E concordo com o Luciano: a cena do assassinato no BvS é lindíssima, além de servir para fazer o gancho do deus ex-martha perto no final. É uma das poucas coisas que salvam no filme, junto com o Batman atacando dentro do armazém e a Mulher Maravilha em todas as cenas em ela aparece.

    Em relação aos jogos Arkham, sem spoilers, não concordo que os jogos são sobre o coringa. Pode-se dizer que os quatro desenvolvem a relação entre o Batman e o Coringa, mas o eixo central que direta ou indiretamente move a trama é o sanatório-prisão Arkham: o prequel Origin leva à decisão de utilizar o Arkham para presos de alta periculosidade ao invés da penitenciária Blackgate; o Asylum é tomado pelo Coringa no primeiro jogo; o que leva à criação dos bairros murados em Arkham City na sequência; por fim o Cavaleiro de Arkham é um vilão que foi forjado no sanatório Arkham.

    Perdoe o comentário longo, Carol. Se for lido no programa vai tomar uma boa parte da leitura, hehe…

  • AzBats

    Creio que não tem muito o que dizer, “Batman – Ano” Um é a versão definitiva da origem do Batman. E muito se beneficia de trabalhar os personagens de Bruce Wayne e James Gordon, e por não apresentarem nenhum dos inimigos excêntricos do Batman (sobretudo o Coringa, ao contrário de outras grandes obras do pós-Crise nas Infinitas Terras, que ao mesmo tempo que redefiniram as origens dos heróis, trouxeram novas origens para seus arqui-inimigos) e trazer uma história muito humana sobre crime organizado, corrupção policial e política, e degradação da qualidade de vida em grandes centros urbanos. Obrigado pelo podcast e continuem com o trabalho, fica a sugestão de fazerem podcast sobre as obras que funcionam como sequências de “Batman – Ano Um”: “Batman – O Longo Dias das Bruxas” e “Batman – Vitória Sombria”.

    • Bruno Castro

      E ai AzBats blz? Acho que vc disse tudo sobre a origem Batman Ano um. Gostei de n ter incluido o Coringa que é o mal de tudo hoje em dia em relação ao Batman, tudo tem q ter ele ou Arlequina. Ah, e pode deixar que suas sugestoes estão anotadas. Valeu

  • Luciano Faria Abel

    Bom como eu participei desse episódio não vou comentar o assunto, até pq o q eu tinha pra comentar eu já disse 🙂
    Mas vou comentar os comentários! Sobre o filem do Superman, eu confesso que tenho problemas com ele também, mas ainda tem aquele gostinho de infância. Recentemente eu assisti o Superman II, mas não o original e sim a “final cut” do Richard Donner, que era o diretor original, mas desde essa época a Warner já ficava metendo o bedelho no filme e se desentenderam com ele, demitiram e um outro cara terminou o filme do jeito q os produtores queriam.
    Gente o filme é muito melhor. Não tem metade daquelas palhaçadas de e bizarrices, se você curte os filmes do Reeve vale muito conferir.
    PS: Se não me chamarem pro cast de Smallville vou ficar #chatiado

  • Eduardo Nicolas

    ola pessoal do setor uma ótima forma de vcs ter mais visibilidades é vocês ter mais convidados de outros podcast e participar outros podcast assim vcs conseguem ter mais ouvinte , eu sou exemplo disso pois sou ouvinte da zona E por causa de vcs .

    • Bruno Castro

      E ai Eduardo blz?

      Olha a gente até tenta viu, mas a gente não recebe muitos convites de casts hehe mesmo a gente falando que pode convidar porque falamos de qualquer coisa a maioria só chama pra falar da DC e é um assunto que não surge tanto em outros casts.

      E sobre convidar pessoas de outros casts a gente tenta fazer isso em casts de temas mais livres, mas ai tem um outro problema pq nesse tipo de cast a gravação dura muito tempo e como estamos terceirizando a edição ai o pessoal cobra mais caro se o tempo do audio bruto é muito grande, ai por questoes de custos vamos fazer esse tipo de programa mas não vai ser tão frequente. Infelizmente o lado ruim de ser podcast é o tempo gasto com edição, então ou vc perde várias horas (ou dias) editando ou investe pagando editor.
      Ah e outro ponto é que como o nosso cast é só sobre DC ai limita um pouco os convidados, pq nem todo mundo gosta (mas a gente perdoa hehehe).

      Ah e que bom que a nossa parceria com o Zona E trouxe ai vc pra gente 🙂

  • John Lenon da Silva

    Show de bola o cast, ouvi faz um tempo, já ia esquecendo de deixar o meu comentário hahaha.

    Eu estou acompanhando Gotham a muito tempo e com muito sacrifício….Sabe aquela coincidência onde a Celina presencia a morte dos pais Bruce ? Então, se preparem que a série tem muito disso, só faltou o Bruce frequentar uma academia , onde o dono seria o Bane que tentaria vender anabolizantes para a galera. Mas mesmo assim, quando vocês acabarem de ver a série, estarei curioso para saber a opinião.

    Ah, lembro de uma animação do Batman chamada Batman o Cavaleiro de Gotham, era divido em vários episódios com estilos de animações diferentes, em um desses episódios mostrava o treinamento do jovem Bruce, onde uma mulher ensinava o nosso herói a lidar com a dor.

    Bruno, aquela serie animada do “Batman esquisito lá” eu acho bacana, o coringa é meio estranho, mas você se acostuma.

    E por fim, que venha mais cast sobre animações da DC,

    https://uploads.disquscdn.com/images/5b4621292ebf95102b01e87729e1a1626f2f2f918aea9329975d05671dc9506f.jpg

    • Bruno Castro

      E ai John blz? Verdade hehe pode demorar um ano mas tem q vir comentar viu. Sobre Gotham, infelizmente tem q ter essas forçações de barra para ter uma interação entre os personagens mas é aquele negócio hehe tem q relevar algumas coisas. Mas uma hora a gente fica em dia e depois comenta pra vcs. Sobre a animação do Batman “esquisito” vou dar uma chance a ele depois (na verdade falta é tempo) mas uma hora dá certo.

      Valeu grande John

  • John Lenon da Silva

    Luciano Abel citou umas das melhores series da DC que passou no SBT, chamada Mulher gato, me senti representado pelo Luciano.

    • Bruno Castro

      Verdade, até comentamos sobre ela uns casts atrás (acho que do Smallville foi um deles) e qm sabe n sai um cast sobre essa serie neh

  • Samuel__Varela

    Olá pessoa. Mais um excelente podcast… O Setor 2814 é dos meus preferidos no setor de quadrinhos, principalmente por ser bem diferente dos outros que ouço, gosto muito dessas “biografias” de herois, ou de sagas da DC. Ouço vocês desde a primeiro. Comento pouco pq devido ao grande numero de podcasts que ouço e ao pouco tempo que tenho que ouvir, sempre ouço eles atrasados, aí quase nunca comento por isso.Mas vou ver se, mesmo atrasado, deixo meus comentários.
    Sou leitor da DC desde 1992, e após alguns anos comecei a comprar as edições antigas, mas estabeleci um limite de ler a DC apenas de Crise nas Infinitas Terras pra cá. E essa é uma das razões pq gosto tanto quando vocês fazem um podcast sobre grupos ou personagens desse período pré-crise, muita coisa eu já conheço por já ter lido várias matérias e resumos sobre esse período, mas li pouquíssimas HQs.. acho que não li umas 10 ou 15 HQs desse período pré-crise.
    Mas também gosto quando trazem temas da fase pós-crise, que foi o caso desse sobre o Ano Um.
    Parabéns pelo excelente trabalho que vocês vem realizando, desejo muito sucesso.

    • Carol Bardese

      Poxa Samuel, fico super feliz com seu comentário!! Eu entendo perfeitamente como é esse atraso nos casts, tb ando super atrasada nos que eu escuto, mas não tem problema não, só de saber que vc ta escutando e gostando é o que importa!
      Eu peço desculpas desde já que esse seu comentário não vai entrar na leitura de recados pq ela já esta gravada rs
      Mas é isso, obrigada por estar conosco 🙂

    • Bruno Castro

      E ai Samuel blz?

      Como a Carol disse n se preocupe se escutar com atraso, importante é escutar msm hehe e tbm n deixe de escrever seu comentário pq se não aparecer no e-mail sempre respondo por aqui tbm. Sempre achei que no início do podcast eu ia ter dificuldade de ganhar a confiança dos leitores velha guarda de quadrinhos mas me enganei e vc é a prova disso, fico feliz pelos elogios. Ah não esqueça de responder a nossa pesquisa porque lá vc poderá indicar novos temas que gostaria de ouvir (ok q pode indicar aq tbm hehe)

      Grande Abraço

  • AzBats

    Negativo. Sou apenas um fã do Azrael (Jean-Paul Valley) e da fase que ele assumiu o manto do morcego.

  • Bruno Castro

    E ai Ronaldo, conseguiu comprar a HQ? Eu parei no começo da segunda de Gotham e a Carol ta começando a assistir agora então é a motivação para ela me acompanhar e assistirmos juntos. Gotham tem uns elementos legais e outros nem tanto, mas qnd tiver mais na frente ai comento com vc. Ah e n sei se vale de algo, mas eu gostei demais da Noite mais Densa, confia na Carol n hehe, mas n deixe de ler e nos conte depois o q achou. Valeu

  • Reinaldo Freire

    Ótimo cast! Gosto do Batman, mas o Superman é o maior herói. KKK Abs! Bora para o próximo! Para o alto e avante!