REVIEW DO ÚLTIMO EPISÓDIO DA 3ª TEMPORADA DE SUPERMAN & LOIS
E chegamos ao final de mais uma temporada da excelente série “Superman & Lois”, com um enorme Cliffhanger para a já confirmada 4ª temporada.
Esse episódio final, como a maioria dos outros desta temporada, quebrou o modelo utilizado nas temporadas anteriores. Os finais das temporadas anteriores terminaram suas tramas, deixando pequenos ganchos que serviam para fazer você querer que a nova temporada comece logo, não tivemos isso agora, ao contrário, desta vez tivemos um final que realmente nos fez desejar que a 4ª temporada inicia-se na próxima semana.
Nesse 13ª episódio, intitulado “O Que Te Mata só Te Fortalece” (What Kills You Only Makes You Stronger), entrega uma saída final, já que por causa da mudança de orçamento para a 4ª temporada, grande parte deste episódio final funciona como um possível final de série para certos cenários e personagens.
As conversas em torno de mudanças para Metrópolis se tornam mais proeminentes para John Henry e Nat, enquanto que o Kyle e Chrissy dão um grande passo para ficarem juntos de vez. Esse final faz o que precisa para deixar esses personagens em um bom lugar, considerando que eles podem, ou não, retornar na 4ª temporada.
O episódio começa com de várias cenas mostrando alguns pontos dessa temporada, especialmente a cena da mansão na Itália com Lois e Clark, uma forma de se recuperarem da ameaça que o Lex fez. Lois tenta continuar com sua vida com a certeza de o pai e o Superman estão cuidando dela e dos filhos.
Enquanto isso, Lex continua as preparações para o seu plano de, finalmente, matar o Superman, para isso o Lex ficou em silêncio por mais de um mês, conseguindo se esconder até mesmo dos Supersentidos do Homem de Aço.
Apesar de ser um espaço de tempo pequeno, foi muito bom ter ocorrido esse salto temporal entre o final do último episódio e o início deste, já que as melhores partes deste episódio não teriam como funcionar tão bem sem esse espaço de tempo. Por causa desse desse salto temporal e desse silêncio do Luthor não é de se estranhar eles não se concentrarem completamente em localizar o Lex, porém não demora muito para a sombra do Luthor pairar sobre os Kents.
No núcleo de Smallville temos o chefe Kyle descobrindo que a Chrissy está grávida de seu filho, ao mesmo tempo finalmente o John Henry Irons cria coragem para convidar a Prefeita Lang para um encontro, enquanto isso, querendo evitar futuras confusões, Kyle informa as filhas e a Lana sobre a gravidez de Chrissy.
Já os Kents decidem tirar umas merecidas férias na Itália, durante o verão, ficando na mansão do Tal-Rho, o meio-irmão kryptoniano do Superman. Enquanto isso o General Sam Lane oferece a John Henry um emprego no desenvolvimento de novas tecnologias para o Departamento de Defesa, no entanto, isso exigiria que John e a filha mudassem para Metrópolis.
Ao mesmo tempo que Clark e Lois recebem a notícia da gravidez da Chrissy, a Superaudição de Clark capta a notícia de que encontraram o corpo da juíza Tara Regan em frente ao prédio do Planeta Diário, o que leva a Lois a concluir que já é o início da vingança do Lex, já que a juíza Regan foi a responsável em aplicar a condenação do Lex.
Para sabermos o que aconteceu, voltamos um mês no tempo, para o momento em que o Lex encontra o Superman Bizarro e diferente do que deu a entender na semana passada, o Otis não foi devorado (quer dizer, a orelha dele foi) pelo Bizarro.
Utilizando um rifle de raios de Kryptonita-X, o Lex descobri que ao matar o Bizarro, ele ressuscita mais forte. Com isso Lex mata o Bizarro inúmeras vezes, fazendo com isso, com quê o corpo do Bizarro mude, se aproximando cada vez mais da Arma Definitiva. Isso nos remete diretamente para a origem de um dos grandes vilões do Superman nos quadrinhos, onde a origem de Apocalipse era o resultado de um antigo experimento kryptoniano, onde os cientistas envolvidos criaram uma forma de vida e para que ela evolui-se, eles passaram décadas matando-a repetidamente. Cada vez que o experimento morre, ele era clonado e sofria mutações, não só a tornando mais difícil de matar, como também fazendo com que ela não possa ser morta da mesma forma novamente.
Enquanto isso, de volta a Smallville, Sam Lane está feliz, apresentando sua namorada, chamada Gretchen, para os netos, enquanto a leva em um passeio por Smallville. No entanto, ao se encontrar sozinha com o General, Gretchen se revela uma das parceiras do Luthor, incapacitando Sam e o levando para seu chefe em Metrópolis.
Clark encoraja Jordan a pedir desculpas para Sarah por causa de seu recente desentendimento, os dois começam a se entender, no entanto decidem se afastarem por um tempo e tentar uma amizade no futuro.
Voltando ao Lex Luthor, quando ele terminou as torturas com o Superman Bizarro, ele havia se transformado em um monstro cujo único desejo é destruir o Homem de Aço.
Chegando na fazenda Kent, Lex encontra o Superman e usando o sinalizador do General Lane chama o Apocalipse. A preocupação e a bondade do Clark é tão grande que a primeira pergunta que ele faz ao Apocalipse é:
“O que ele fez com você?”
Mesmo sabendo que quando Lex o encarregou de matá-lo, Clark não pode deixar de ver o personagem cheio de nuances por baixo de tudo isso e se penalizar pelo que aconteceu com ele.
Os primeiros golpes lançam os dois no centro de Smallville, logo depois eles param em Metrópolis onde o Superman empala o Apocalipse no pico de um prédio. Achando que o caso estava resolvido, Clark acalma a multidão que havia se formando, incluindo um garotinho usando uma camisa com o “S” do Superman, dizendo a todos que está tudo bem.
Mas é claro que não está, o Apocalipse volta a vida e atravessa o asfalto, com o Superman, levando a luta para os túneis de metrô da cidade. Depois de vários golpes trocados, vemos o Superman enfraquecido e sangrando, enquanto o monstro levita até o nível da rua, agarrado a garganta do Kal-El.
Enquanto o Apocalipse carrega um enfraquecido Superman para o espaço sideral, Clark pensa em sua família e recupera as forças para retomar a luta, esse é a grande diferença entre o monstro e o Superman, o amor que ele tem por seus amigos e, principalmente por sua família é o que o traz de volta e o energiza fazendo com que ele continue lutando contra a criatura até chegar na na Lua em um final abrupto da temporada com os dois voando um em direção ao outro.
Particularmente fiquei satisfeito com essa 3ª temporada como um todo, claro que tivemos alguns pequenos problemas aqui e ali, isso é normal em qualquer produção, mas fiquem feliz com a maneira como os roteiristas levaram uma questão tão séria e tão sensível como o câncer de mama, sem a necessidade de adoçar o material. Os atores estavam igualmente excelentes, principalmente o Tyler e a Elisabeth, assim como o Michael Cudlitz, nos entregando um magistral Lex Luthor nós dois últimos episódios.
Agora é esperar o início da 4ª temporada para sabermos se os roteiristas iriam ou não, adaptar todo o arco da morte e retorno do Superman. Quero agradecer a todos que nos acompanharam nesses reviews, espero continuar com a presença de vocês nos próximos textos, um grande abraço.