REVIEW DO EPISÓDIO 05 DA 3ª TEMPORADA DE SUPERMAN & LOIS
Apesar desse episódio ter sido, na minha opinião, fraco e sem muitos elementos para a trama principal da temporada, ele teve um final impactante e que levanta várias possibilidades para o futuro. Mas vamos do inicio…
O episódio começa com a Lois se preparando para ir ao hospital em Hob’s Bay, Metrópoles, para sua sessão de quimioterapia, a preocupação do Clark e do General Lane pelo fato do hospital pertencer ao líder da Intergang, o Bruno Mannheim. Lois ainda prometeu aos filhos que iria participar do “Baile dos Namorados” do colégio Smallville.
No hospital no lugar de ficar tomando a quimioterapia como uma pessoa normal, a Lois está provando mais uma vez por que ela é considerada a maior jornalista do mundo.
Depois de roubar as credenciais necessárias, ela consegue se infiltrar na parte interna da clinica, conseguindo chegar ao escritório do Dr. Aleister Hook (Shekhar Paleja). Quando ela estava prestes a baixar alguns arquivos, Bruno entrou no escritório e pegou Lois em flagrante, que imediatamente começa a acusa-lo de usar o hospital como uma fachada para as atividades criminosas da Intergang.
Bruno, surpreendentemente, decide mostrar-lhe seu laboratório de pesquisa de última geração, enquanto caminham pelo laboratório, Manheim explica por que decidiu financiar toda essa tecnologia. Ele conta a ela praticamente a mesma história que contou ao Superman, que Hob’s Bay era um bairro extremamente pobre, que chegou a ser chamado de “Beco do Suicídio” devido à miséria de seus habitantes. Nesse ponto o Clark chama pela Lois, e o Bruno diz que vai enviar os arquivos do Dr. Aleister para ela.
Toda essa conversa me lembrou as entrevistas do Luthor, tanto para a Lois, quanto para o Clark, nos quadrinhos, onde ele se apresenta como um respeitável empresário, que quer apenas o melhor para sua cidade.
Enquanto isso, em Smallville, a prefeita Lana Lang é confrontada pelo pelo filho do ex-prefeito George Dean (Eric Keenleyside), o jovem George Dean Jr. (Dylan Leonard), que a acusa de ter fraudado as eleições, algum tempo depois, durante o baile, essa tensão é apaziguada, porém nada impede que essas acusações se tornem um potencial problema mais pra frente, com o Junior até mesmo recorrendo a atividades criminosas para se vingar da Lana.
Para trocar sopapos com o Homem de Aço, desta vez temos o supervilão Deadline, que assim como o Henry Miller (Paul Lazenby), o Homem-Atômico, ganhou superpoderes.
A verdadeira identidade do Deadline é James Distefano (Jason Beaudoin) um prisioneiro com uma doença terminal que foi escolhido pelo Dr. Aleister, que trabalha secretamente para a Intergang, com essa indicação, Mannheim coagiu um juiz para libertar Distefano e logo depois injetou nele um soro feito com o sangue do Superman que colocou sua doença em remissão e lhe deu um traje capaz de passar pela matéria sólida.
Aqui vale um adendo, essa versão do personagem é criação exclusiva para a série, mas ele é inspirado em um supervilão, da época Pré-Flashpoint, também chamado Deadline, personagem criado pela dupla Roger Stern (roteiro) e Tom Lyle (desenhos) e apareceu pela primeira vez em “Starman: Vol. I – #15” de outubro de 1989.
Como primeira missão, Mannheim manda o Deadline invadir o Departamento de Defesa e descobrir a localização de todas as suas bases secretas. As habilidades de transpor matéria do Deadline permitiu que ele entrasse facilmente no Departamento de Defesa e sequestrasse um general, usando sua varredura de retina para ter acesso ao Banco de Dados.
Superman recebe o sinal de alerta e voa até o local, porém como ele não estava esperando as novas habilidades do Deadline, já que seus poderes o tornavam quase impossível de acertar e ele ainda estava armado com uma faca de kryptonita, o mesmo consegue travar uma batalha por tempo suficiente para os Dados serem transferidos.
Superman eventualmente derrota Distefano, danificando o dispositivo em seu uniforme que lhe dava o controle de seu poder, porém o vilão conseguiu atrasar o Superman o tempo suficiente para terminar a transmissão, permitindo que o Mannheim obtenha as localizações de todas as instalações secretas do Departamento de Defesa.
Particularmente achei isso um artifício fraco, já que no momento em que ele entra na sala, poderia ter destruído o transmissor com a Visão de Calor, mas o que se há de fazer.
Indo um pouco para o núcleo adolescente, os irmãos Kent se preparam para o “Baile dos Namorados” e quem tem a primeira surpresa é a Natalie Irons, que recebe a visita do jovem Matteo (Spence Moore II) que vai com ela no baile.
Como vimos nas temporadas anteriores Jonathan Kent passou por algumas coisas complicadas, como um inicio de vício em Kryptonita-X e quase ser expulso do colégio, além do fato de que seus poderes não se manifestaram até agora, e podem até nem surgirem, isso acaba deixando-o à sombra de seu irmão Jordan.
Agora Jonathan pode encontrar sua nova vocação, já que ele é recrutado para os bombeiros pelo Kyle Cushing, Kyle menciona que eles precisam de jovens que estejam dispostos a ajudar e, quem sabe, talvez isso leve a uma carreira de sucesso, Jonathan aceita e combina de começar a ir nos finais de semana.
Durante o baile a Natalie foge quando Matteo tenta beijá-la, porém o General Sam, finalmente, consegue agir como um avô e a convence a voltar e reiniciar a conversa com o rapaz. Enquanto isso, Candice diz a Jonathan que vai se mudar para a casa de sua tia, em Topeka, e que eles só podem se encontrar nos fins de semana, o que acaba causando um atrito, já que nos fins de semana ele terá que ir para os bombeiros, Jonathan chega a pensar em desistir, porém a Candice o convence a aceitar o emprego e que eles darão um jeito de continuarem se encontrando.
O episódio termina com o General Lane dizendo ao Clark e a Lois que inúmeros armazéns do Departamento de Defesa, foram invadidos pela Intergang enquanto o Superman enfrentava o Deadline, e que vários itens foram roubados. Por fim vemos a base da Intergang, onde o Mannheim e o Dr. Aleister observam o cadáver do Superman Bizarro.
Para saber o que virá, estejam com a gente na próxima semana, para o review do episodio 06 de “Superman & Lois”.