Em setembro de 2017 descobri um livro, publicado pela Editora Leya, chamado “Superman: Os Arquivos Secretos do Homem de Aço”, escrito por Matthew K. Manning e publicado em 2013 em capa dura e magistralmente ilustrada, apresentando uma leitura divertida em um projeto gráfico impecável.
Trata-se de um compêndio de informações sobre um dos personagens mais icônicos de todos os tempos, que teve suas ações lendárias atravessando as gerações como uma chama de bondade e esperança… O Superman.
Esse compendio de informações foi escrito pelo Legionário Brainiac-V, no século XXXI, que decidiu tentar compensar os graves erros do seu antepassado catalogando o máximo de informações sobre o Superman, com quem teve a honra de combater o mal lado a lado e, principalmente, tê-lo chamado de amigo.
Essa coleção de fatos, informações, detalhes da vida do Kal-El, se mostra uma mão na roda para que o leitor possa ter um entendimento geral diante da linha do tempo da vida de Kal-El. Essa obra é maravilhosamente ilustrada, com artes originais da bibliografia de personagens da própria DC, com os fatos ocorridos durante o período narrado. Com isso temos no livro centenas de artistas creditados.
Cápsula que trouxe o bebê Kal-El para a Terra
Com várias informações importantes para fãs antigos e recentes do kryptoniano, estes arquivos secretos se mostram uma excelente oportunidade para que eles relembrem, ou tentem clarear, as ideias a respeito desse que é um dos alicerce da Trindade da DC, ou como alguns fãs mais fervorosos três maiores dizem, super-heróis de todos os tempos “o Maior Super-Herói do mundo”.
O autor Matthew K. Manning nos trás um trabalho esplêndido, ao reunir e organizar cronologicamente a vida e legado do Homem de Aço. Manning consegue assumir o alter ego do Brainiac-V e em meio a várias cartas, documentos, manchetes de jornais, imagens e relatos, consegue reunir e organizar inúmeros marcos históricos da vida do Kal-El.
Passamos pela destruição de Krypton, a icônica chegada de Kal-El na pacata cidade de Smallville, sua infância e a descoberta de seus poderes, além de viajar por inúmeros universos paralelos e futuros alternativos. Tudo escrito de forma coesa que enche os olhos de qualquer fã.
Primeiro salvamento do Superman em Metrópolis
O ponto central que precisa ser levado em consideração aqui é que estes arquivos secretos, são apenas uma parte da jornada que o Superman teve durante a chamada “Era Moderna”, que se estendeu de 1985, fase que o Kal-El foi escrito e desenhado pelo
John Byrne, até os acontecimentos que antecedem o evento “Flashpoint” e o inicio da fase conhecida como “Os Novos 52”.
A leitura de “Superman: Os Arquivos Secretos do Homem de Aço” chega a ser hora divertido e hora engrandecedor por permitir aos fãs acompanharem todas as facetas que o Kal-El teve, desde em ser um jovem inseguro e bondoso, até o ponto onde ele se torna um verdadeiro Sinal de Esperança, passando por sua morte e ressurreição, chegando até a analisar seus disfarces. Também temos acesso a informações sobre os amigos, aliados, familiares e suas ligações e grupos, incluindo a criação da icônica Liga da Justiça e seu primeiro encontro com o Cavaleiro das Trevas. Mas não só de amigos e aliados vive um Super-Herói, temos informações sobre seus maiores inimigos, tudo isso encontrado, de forma detalhada em cerca de 312 páginas.
O livro é repleto de segredos e cheio de uma nostalgia impar, uma obra prima do gênero, que consegue prestar uma grata homenagem a um dos personagens mais amados e icônicos de todos os tempos. Garanto a todos os nossos leitores que “Superman: Os Arquivos Secretos do Homem de Aço” é um dos itens mais indispensáveis para os amantes das HQs do Kal-El. Principalmente aos fãs que cresceram com a vasta esperança em um alienígena que adorou a humanidade desde seu primeiro momento é que toca nossas vidas a tantas décadas de um modo avassalador.
Superman & Lois