RELEMBRANDO O LONGA SHAZAM! (2019)
A ideia de um filme live-action do “Shazam!” teve o seu desenvolvimento iniciado ainda na produtora New Line, ainda no início dos anos 2000, com inúmeros roteiros sendo apresentados, entre eles podemos citar a versão escrita pelo John August e que entrou em pré-produção ainda em 2008. Aqui teríamos uma versão com ação e comédia, sendo focado na origem do personagem central, para essa versão foi chamado o diretor Peter Segal, além de que o ator Dwayne Johnson se encontrava em negociações para ser o Supervilão do filme, o Adão Negro, no entanto mais uma vez o projeto não seguiu em frente.
O retorno de uma pré-produção ocorreu em 2009, ainda tendo o nome de Peter Segal apontado como o diretor, e o John August como roteirista, além do Dwayne Johnson sendo cogitado para estrelar o filme como o vilão Adão Negro, no entanto novamente o projeto não seguiu em frente.
Fomos receber novas atualizações sobre um filme do “Shazam!” durante um evento oficial da Warner Bros., realizado em abril de 2014, onde o CEO do estúdio na época, o Kevin Tsujihara, anunciou quais seriam os filmes produzidos pelo estúdio para compor o novo Universo Estendido da DC, tais como “Metal Men”, “Fables” e “100 Bullets” (nenhum desses foi desenvolvidos).
Além desses estava na lista a adaptação da HQ “Shazam!”, provisoriamente marcado para chegar aos cinemas em julho de 2016. Em setembro do mesmo ano o nome do ator Dwayne já havia sido definitivo como o Anti-Herói Adão Negro.
Em janeiro de 2017, a Warner contratou o roteirista Henry Gayden para reescrever a história do Lemke, já no mês seguinte foi anunciado que o diretor David F. Sandberg estava em negociações com o estúdio para dirigir “Shazam!”, enquanto que em julho de 2017, durante a Comic-Con Internacional, o roteirista Geoff Johns confirmou que o Adão Negro não estaria neste filme e só deveria aparecer em possíveis sequências ou no filme solo que já havia sido confirmado, no lugar dele foi escalado o personagem Doutor Sivana. Além disso a Warner aproveitou o evento para divulgar que “Shazam!” seria dirigido por David F. Sandberg.
Curiosidade:
O diretor Sandberg também estava cogitado para dirigir a versão “Venom”, pelos estúdios Sony Pictures, porém ele preferiu ficar na produção de “Shazam!”, devido à equipe reunida pela Warner consistir de várias pessoas com quem Sandberg já havia trabalhado na New Line Cinema.
Em agosto de 2017, o diretor Sandberg começou a seleção de atores para o papel do jovem Billy Batson, a identidade secreta do Shazam!, além de que seu filme seria o próximo a ser filmado, a seleção foi concluída em 06 de novembro de 2017 e logo depois o Sandberg confirmou que o nome escolhido seria o do jovem ator Asher Angel, conhecido na época por ter atuado na série “Andi Mack”, lançada em 2017, já para o papel do próprio Super-Herói Shazam!, o diretor revelou sua escolha no dia 27 de outubro de 2017, e o escolhido foi o ator Zachary Levi, ator conhecido pela série “Chuck”, de 2007.
Ainda no mês de outubro, o diretor de fotografia Maxime Alexandre e a designer de produção Jennifer Spence, que anteriormente haviam trabalhado com Sandberg no longa “Annabelle: Creation”, foram adicionados à produção, enquanto em novembro o coordenador de dublês de Aquaman, Kyle Gardiner, foi contratado para trabalhar nas sequências de ação do filme. Em 12 de janeiro de 2018, a data de lançamento do filme foi anunciada, ele chegaria aos cinemas no dia 19 de abril de 2019, porém a data foi alterada, tempos depois, para o dia 05 de abril de 2019.
Falando ainda das escalações do elenco, em novembro de 2017 a atriz Grace Fulton, que já havia trabalhado com o Sandberg em Annabelle: Creation, entrou para “Shazam!” no papel de Mary Bromfield, uma das irmãs adotivas do Billy Batson. Fulton já havia trabalhado com o mesmo diretor. No mês de dezembro, o jovem ator Jack Dylan Grazer foi adicionado no papel de Freddy Freeman, o melhor amigo de Batson, logo depois foi a vez de termos as escalações dos atores Jovan Armand, Ian Chen, Faithe Herman, respectivamente nos papeis de Pedro Peña, Eugene Choi e Darla Dudley, para o papel dos pais adotivos foram escolhidos os atores Cooper Andrews e Marta Milans nos papeis de Víctor Vásquez e Rosa Vásquez.
Para o papel do Mago que concede os Superpoderes ao Billy, primeiramente foi anunciado, em janeiro de 2018, o início das negociações com o ator Ron Cephas Jones (This is Us – 2016), porém Jones teve que abandonar o projeto em decorrência de conflito de agenda. Para substitui-lo foi escolhido o ator Djimon Hounsou para interpretar o Mago.
Falando agora da escolha do ator que iria interpretar o Supervilão, a divulgação da escolha só veio a ocorrer em 2018, depois que vários rumores que circulavam entre vários sites dizerem que o escolhido seria o Mark Strong.
Finalmente em um evento realizado em Londres, Mark confirmou que iria assumir o papel do milionário Dr. Thaddeus Bodog Silvana, um dos primeiros vilões da mitologia do Shazam!.
O personagem Dr. Sivana é um dos mais antigos das HQs, sendo criado durante a década de 1940 e publicado pela Fawcett Publications, contudo ele não é extremamente popular. Silvana é daquele tipo de vilão que detém um grande intelecto e que estava sempre criando novas invenções para dificultar a vida do Super-Herói, aliás, uma das características do Doutor Sivana era que ele nunca entrava em confrontos físicos com Shazam!, utilizando sempre antes uma espécie de exército comandado por ele, além de robôs gigantes.
Sobre sua experiência anterior em longas da DC, onde ele interpretou o Supervilão Sinestro no longa “Green Lantern”, de 2011 e estrelado pelo Ryan Reynolds e considerado um dos grandes fracassos cinematográficos da década. Em relação ao Universo DC, desta vez como o Dr. Silvana, o Mark declarou o seguinte:
“Vou interpretar um tipo maligno chamado Doutor Silvana, para mim são as melhores personagens para interpretar, as mais divertidas. Fui Sinestro em ‘Green Lantern’, que achei ser um bom filme, mas não fiz o que eles queriam. Sinto por isso que tenho umas coisas por resolver com o universo da DC. Interpretei um tipo bastante maligno, ia ser ainda pior no segundo, mas esse acabou por nunca avançar. Acho que vou ter a oportunidade para fazê-lo em Shazam, espero”.
Em janeiro de 2018 tivemos o início as filmagens, com isso a maioria da produção se mudou para o Pinewood Studios, na cidade de Toronto, Canadá. Além do estúdio foram realizada filmagens em vários locais públicos da cidade, incluindo a Universidade de Toronto e o Woodbine Shopping Center.
Ainda no início de março de 2018, a equipe do filme realizou algumas filmagens no Fort York National Historic Site, no centro de Toronto, as filmagens encerraram no dia 11 de maio de 2018, sendo que os atores mais novos deixaram a produção seis dias antes. Já no dia 07 de novembro, ainda de 2018, “Shazam!” passou por algumas refilmagens, novamente realizadas em Toronto, que se estenderam até o dia 22 de dezembro.
Caso AINDA exista alguém que não tenha entendido como funciona o poder do Shazam!, lhes trago uma pequena explicação, o nome de Super-Heróis do Billy é o que é conhecido como um acróstico, que neste caso remete aos poderes de cada entidade invocada com o nome Shazam!, temos a sabedoria de Salomão, a força do Hércules, o vigor do Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Reunindo todas essas habilidades, o mortal dotado de tais poderes é capaz, por exemplo, de gerar raios elétricos e resolver enigmas e códigos, se torna invulnerável e adquiri o poder de voar.
Finalmente em 13 de março de 2019, a Warner Bros Pictures divulgou que estavam em negociações com a Fandango para ocorrerem exibições exclusivas da pré-estreia, marcadas para o dia 23 de março, duas semanas antes do lançamento, em um total de 1.200 telas selecionadas e 40 circuitos de exibição, no dia 28 de março de 2019 “Shazam!” finalmente estreou no TCL Chinese Theater, em Hollywood, Califórnia e foi lançado nos demais cinemas dos Estados Unidos em 05 de abril do mesmo ano.
Já no Brasil, “Shazam!” chegou aos cinemas no dia 4 de abril de 2019, onde de acordo com dados da Comscore, um site responsável por planejar e avaliar mídias em várias plataformas, o longa abocanhou o primeiro lugar nas bilheterias em seu primeiro fim de semana, além disso o filme conseguiu alcançar 60% do total da bilheteria nacional, conquistando o primeiro lugar no ranking da bilheteria brasileira já no seu segundo dia de exibição. “Shazam!” levou cerca de um milhão de pessoas aos cinemas, arrecadando cerca de 19 milhões de Reais.