JUSTIÇA – UM DOS MELHORES ENCADERNADOS DA DC
Por Josélio Bezerra.
O encadernado “Justiça: Edição Definitiva” é mais um espetáculo visual produzido pelo mestre Alex Ross, considerado um marco na história da DC e seu Universo de Super-Heróis, por homenagear de forma sublime um dos principais desenhos animados das décadas de 1970 e 1980, produzidos pela Hanna-Barbera, os Superamigos (Superfriends).
Nesse encadernado vemos os embates entre a Liga da Justiça da América e a maquiavélica Legião do Mal, graças ao roteirista Jim Krueger que nos trás uma história bem elaborada, aos desenhos do Doug Braithwaite e a magistral pintura do Alex Ross. Todo esse conjunto faz com que a leitura seja conduzida de uma forma fácil e encantadora, ela tem como principal qualidade a capacidade de fazer qualquer leitor se deliciar do primeiro ao último quadro.
Sinopse:
“Mesmo sendo conhecidos como “Os Maiores Super-Heróis do Mundo”, eles estão prestes a aprender que não são os únicos capazes de se unir por um objetivo em comum.
As mentes criminosas mais mortais de nossa era aparentemente estão agindo juntas, com um surpreendente plano… que procura perpetrar um bem que nem mesmo a Liga da Justiça da América é capaz!
No entanto algo ainda mais obscuro se esconde sob a superfície.
Resta saber se a Liga da Justiça da América conseguirá sobreviver por tempo suficiente para descobrir a verdade!!!”
O encadernado contém quase 500 páginas em papel couché, capa dura e formato um pouco maior que o padrão das edições americanas.
Como extras, temos fichas, esboços, processos de criação, design dos personagens, biografias dos autores e as introduções dos três hardcovers americanos, cada uma delas escrita por um dos artistas da série.
Publicado pela primeira vez, entre março de 2007 e fevereiro de 2008, como uma minissérie em 12 partes, ela foi republicada como um encadernado em setembro de 2013 e, posteriormente, em março de 2022 com o título “Justiça: Edição Absoluta”, todas pela Editora Panini.
A história também foi publicada em 02 edições pela Editora Eaglemoss, na Coleção de Graphic Novels, edições n° 27/28 de outubro de 2016.
Lembro que comecei a comprar a minissérie em 2007, porém tive que parar no n°06, por problemas pessoais.
Só pude ler a saga completa em 2014 quando quando adquiri o encadernado “Justiça: Edição Definitiva”.
Mediante tudo que disse, é inquestionável que esse é o tipo de material quadrinistico indispensável para qualquer apreciador e colecionador de Histórias em Quadrinhos.
Nota: 10.