CONHEÇAM AS SÉRIES DO “SUPERBOY” (PARTE II)
Na pré-produção da segunda temporada de “Superboy”, drásticas mudanças aconteceram, pra começar os produtores da série não estavam satisfeitos com a interpretação que o Newton estava fazendo, além do fato dele ter cobrado um aumento de salário e pra piorar, o ator havia sido preso após uma infração de trânsito. Assim sendo ele acabou substituído pelo ator Gerard Christopher.
Outra mudança foi em relação ao Lex Luthor, o ator Scott Wells foi substituído pelo Sherman Howard, para explicarem a mudança na aparência de Luthor foi explicada no episódio “With This Ring, I Thee Kill”, que foi divido em duas partes, onde é mostrado que o Lex havia passado por uma cirurgia plástica, com o intuito de assassinar e substituir um inventor, chamado Warren Eckworth, que havia criado uma arma capaz de matar o Superboy.
Já o personagem de T.J. White foi removido do cast, sob a justificativa de que tinha voltado para Metrópolis e ido trabalhar no “Planeta Diário”, para ocupar a função de companheiro de quarto do Clark, entrou na série o personagem Andy McCalister, interpretado pelo ator Ilan Mitchell-Smith.
Diferente do T.J. o Andy está constantemente elaborando planos milaborantes de como ganhar dinheiro rápido, além disso ele passa a começar a flertar constantemente com a Lana frequentemente, mesmo assim a Lana sempre considerou ele como um amigo. Com todas essas mudanças a série acaba tomando uma nova direção, com novos roteiros guiados pelos consultores executivos Mark Jones e Cary Bates.
A partir dessa 2ª temporada, os efeitos visuais melhoraram bastante, além disso tiveram acréscimo de vários elementos fantásticos, vindos diretamente das HQs do Herói, como o Mister Mxyzptlk, interpretado pelo ator Michael J. Pollard, o ciborgue com coração de kryptonita Metallo, vivido por Michael Callan, Bizarro o clone imperfeito do Superboy, vivido pelo Barry Meyers. Também teve a participação do vilão Nick Knack, um gênio criminoso que usava brinquedos para cometer crimes, uma referência clara ao Homem-Brinquedo (Toyman), interpretado por Gilbert Gottfried.
Outra grande participação foi dos atores George Lazenby e da atriz Britt Ekland, que interpretaram alienígenas disfarçados de Jor-El e Lara, os pais kryptonianos do Superboy, o encontro ocorre em dois episódios, “Abandon Earth” e “Escape to Earth”, curiosamente o visual dos dois é idêntico ao visual que os atores Marlon Brando e Susannah York usaram no clássico longa “Superman: The Movie”, de 1978.
Com a chegada da 3ª temporada, mais mudanças foram trazidas pelos produtores, começando com a mudança do título da série, indo de “Superboy” para “The Adventures of Superboy”, outro ponto é que cenário onde as aventuras de passam também mudou, indo da Universidade de Shuster para o Departamento de Assuntos Extra-Normais (Bureau for Extra-Normal Matters) em Capitol City, localizado na Flórida, onde Clark e Lana atuavam como estagiários.
Esse Bureau é descrito como uma agência governamental que investiga atividades paranormais e alienígenas, incluindo o próprio Superboy, esta mudança de formato veio anteriormente ao advento da série de televisão “Arquivo- X” (The X-Files).
Nessa nova temporada o personagem Andy McCalister saiu da série, mesmo assim o ator Ilan Mitchell-Smith ainda retornou, no episódio “Special Effects”, para dá uma explicação sobre sua saída, é dito que ele foi estagiar em um estúdio de cinema. Novos personagens foram introduzidos para o elenco principal, sendo eles o colega de trabalho de Clark e Lana no Departamento, Mat Ritter, vivido pelo ator Peter Jay Fernandez e o chefe do Bureau C. Dennis Michael, interpretado por Robert Levine.
Enquanto a 2ª temporada ainda trazia um tom mais aventureiro e infantil, semelhante ao que tínhamos nas HQs da Era de Prata, na 3ª temporada esse tom mudou drasticamente, aqui os roteiros trouxeram histórias mais maduras e sombrias, com várias características de filmes Noir. Na época alguns jornalistas trouxeram a hipótese de que tal mudança ocorreu em virtude do grande sucesso do longa “Batman, do diretor a Tim Burton e que havia sido lançamento um ano antes e que mostrou que aventuras de Super-Heróis podem ser levadas a sério.
Toda essa mudança na estrutura dos roteiros se deveu ao resultado da administração da Julia Pistor, a nova produtora da série e do próprio Gerard Christopher que além de atuar como o Menino de Aço, também atuava nos bastidores como um dos novos produtores da série.
Um exemplo dessa mudança na estruturação dos roteiros pode ser vista no episódio duplo “Roads not Taken” na qual o Superboy acaba viajando para duas Terras alternativas, onde em uma ele se tornou um ditador soviético, que nos remete ao clássico “Superman: Red Son”, já no outro Universo o jovem kryptoniano acaba matando o Lex Luthor dessa Terra em um ataque de raiva, com isso ele abandona a identidade de Superboy e passa a usar uma jaqueta de couro e óculos escuros, um visual que coincidentemente é bem semelhante ao visual clássico do Superboy Conner Kent, o clone do Superman que surgiu nas HQs depois da morte do Superman.
Nas participações especiais tivemos o ator Ron Ely, que nos anos 1970 interpretou o Tarzan em uma série de TV. Aqui Ron aparece nos dois últimos episódios da temporada, chamados “The Road to Hell”, interpretando um Superman envelhecido de uma outra Terra alternativa.
Na 4ª e última temporada a série ainda mantinha o mesmo tom que vimos na 3ª temporada e foi a primeira vez que não ocorreu nenhuma mudança do elenco, porém a temporada teve duas participações mais que especiais, no episódio “Paranoia”, dos atores Noel Neill e Jack Larson, que haviam interpretado a Lois Lane e Jimmy Olsen na série de TV “The Aventures of Superman”, na década de 1950, os dois interpretaram funcionários do Bureau.
Essa tendência de fazer histórias mais maduras continuou no episódio “To Be Human”, em que o Bizarro consegue se tornar humano, porém ele se vê forçado a desistir de sua humanidade para salvar a vida do Superboy, isso também ocorre no episódio “Into the Mystery”, em que uma mulher mística e fantasmagórica, aparentemente um Anjo da Morte, que conduz o Superboy até uma cabana fora da cidade, onde o Herói reencontra sua tia Cassandra, que está preste a falecer, aqui o Superboy descobre que esse Anjo da Morte o estava levando para se despedir de sua tia moribunda.
Um conto memorável de Luthor, “Know Thine Enemy”, apareceu nesta temporada, apresentando Superboy e Lana revivendo as memórias torturadas da infância de Lex Luthor, através de um aparelho chamado “Psycho-Disco”, enquanto isso o vilão ameaçava destruir toda a vida na Terra.
A série “Superboy” chegou ao seu fim na 4ª temporada, mesmo com a audiência ainda em alta, por causa dessa audiência os Salkinds já estavam planejando uma 5ª e 6ª temporadas, no entanto ela chegou ao fim em 1992 com o episódio de duas partes intitulado “Rites of Passage”.
Esse cancelamento veio em decorrência de uma penhora que havia sido movida pela Warner Bros contra a série, essa penhora foi acionada como resultado da Warner Bros querer reaver todos os direitos de cinema e televisão do Superman, e de toda a sua mitologia. Esses direitos cinematográficos e televisivos de Superman, Superboy e Supergirl estavam nas mãos dos Salkinds desde 1978 quando foi lançado o longa “Superman: The Movie” e permaneceram durante toda a década de 1980.
Logo após o cancelamento de “Superboy”, em decorrência da penhora em vigor e da recuperação dos direitos de cinema e televisão dos Salkinds, a Warner Bros. iniciou a produção da série “Lois and Clark: The New Adventures of Superman” (Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman – 1993).
Por causa disso, especula-se que a Warner Bros. iniciou essa penhora apenas para abrir caminhos para essa nova série do Homem de Aço, e que os estúdios não queriam duas séries de TV, ao mesmo tempo no ar, relacionadas ao Superman, alguns anos depois a Warner Bros produziria outros programas de televisão relacionados ao Superman, como “Superman: The Animated Series” (Superman: A Série Animada – 1996), e (Smallville – 2001), além do longa-metragem “Superman: O Retorno” (Superman Returns – 2006).