CONHEÇAM AS SÉRIES DO “SUPERBOY” (PARTE I)

Depois do cancelamento da série “The Adventures of Superman” em 1958, que era estrelado por George Reeve, o roteirista Whitney Ellsworth propôs uma nova série desta vez estrelada pela versão adolescente do Homem de Aço, o Superboy.

Ellsworth, que havia escrito vários roteiros para a série de TV do Superman, escreveu cerca de 13 episódios de uma nova série intitulada de “The Adventures of Superboy” (As Aventuras do Superboy – 1961), ambientada na pacata cidade de Smallville. Para o papel do Garoto de Aço foi chamado o ator Johnny Rockwell, um jovem de 23 anos que vinha tentando conquistar um lugar para si mesmo em Hollywood há alguns anos.

O roteirista Whitney Ellsworth e o ator Johnny Rockwell

De acordo com depoimentos de quem assistiu esse piloto, que foi intitulado de “Raja’s Ransom”, o Johnny Rockwell conseguiu ser bastante convincente em seu papel duplo de tímido Clark Kent seu alter-ego, o Superboy, conseguindo até passar uma “aura” de um jovem George Reeves, de quem ele naturalmente copia alguns trajetos.

Para os demais papéis foram chamados a atriz Bunny Henning, de 21 anos, para o papel da jovem Lana Lang, a série também iria incluir os atores Trudy Ellison, Marla Ryan e Mary Ann Roberts. No entanto mesmo com toda essa preparação, dos 13 episódios apenas o piloto foi filmado, e mesmo assim ele não foi exibido na TV.

Uma curiosidade sobre esse piloto é que o roteiro dele é muito fiel à uma história em quadrinhos, publicada em “Superboy #88”, lançada em abril de 1961 e chamada “The Saddest Boy in Smallville!”, nos dois roteiros (da HQ e do episódio piloto) é mostrado um dia no Smallville’s College, onde Lana e o Clark estudam, onde o professor pede aos alunos que falem sobre seus pais, um personagem chamado Jimmie (Tommy nos quadrinhos) não quer falar sobre seu pai, é já que sente vergonha por ele ser o porteiro de um cinema local, esse sentimento só muda quando o seu pai auxiliar o Superboy a prender uma gangue de ladrões. Vários elementos no piloto foram retirados diretamente dos quadrinhos, como o local onde o Jonathan Kent trabalhava, a participação do chefe de polícia Parker e a utilização do esconderijo do Superboy, que era localizado embaixo da sede da fazenda.

Rockwell como Clark Kent e Henning como Lana Lang

Mesmo com essa certa similaridade com o material fonte, a produção não conseguiu encontrar nenhum patrocinador ou canal que demonstra-se interesse em lançar a série, conta-se que a empresa Kellogs fez de tudo para frustrar os esforços da equipe de produção de Superboy, já que as reprises dos episódios da série do Superman ainda estavam rendendo dinheiro suficiente e um concorrente nesse mercado era deverás indesejável.

Apenas em 1988, cerca de 27 anos depois, que finalmente o Superboy ganhou uma série de TV em live-action, sendo produzida pela dupla Alexander e Ilya Salkind, os mesmos que trouxeram o Superman para os cinemas em 1978. Curiosamente, tanto essa série, quanto a série animada “Superman” de 1988 (que já falamos sobre ela aqui) coincidiram com o 50ª aniversário de criação do personagem.

Para o papel principal foi chamado o ator John Haymes Newton, já para o papel de sua amiga de infância e interesse amoroso Lana Lang, temos a linda Stacy Haiduk, tivemos o acréscimo de um personagem inédito, chamado T.J. White, vivido pelo ator Jim Calvert e que será um colega de faculdade do Clark. T.J. é o filho de Perry White, editor do Planeta Diário. Já para o papel do arqui-inimigo do Superboy temos o maquiavélico Lex Luthor, interpretado por Scott James Wells. Já Jonathan e Martha Kent, os pais adotivos do Clark foram, respectivamente, interpretados por Stuart Whitman e Salome Jens.

O ator John Haymes Newton como Clark & Superboy

Antes da estreia de “Superboy”, o ator John Haymes Newton concedeu uma entrevista a revista “Boys’ Life”, onde falou sobre a importância do desenvolvimento geral do personagem, onde quando a sua versão do Clark Kent não atua como Superboy, ele deve ser um indivíduo completo, para Haymes Newton as pessoas se cansaram de sempre ver um Clark Kent nerd, atrapalhado, quase infantil como foi mostrado nos quatro filmes para o cinema.

A 1ª temporada de “Superboy” foi produzida pela Disney/MGM Studios, a série teve cerca de 13 episódios filmados, tendo a colaboração de vários nomes envolvidos no mundo das das HQs escrevendo os roteiros, como por exemplo os editores das revistas do Superman Mike Carlin e Andrew Helfer, e roteiristas como Denny O’Neil, Cary Bates, J. M. DeMatteis e Mark Evanier.

E diferentemente de outras séries, ela não inicia mostrando a chegada de Kal-El na Terra, mas sim com um jovem Clark Kent que frequentava a Faculdade Siegel de Jornalismo na Shuster University, localizada em Shusterville na Flórida, onde ao lado do seu amigo T. J. White, já exercia a função de jornalista no jornal universitário “Shuster Herald”. Como qualquer fã deve ter notado, os nomes usados na série são referências aos criadores do Superman, a dupla Jerry Siegel e Joe Shuster.

John Haymes Newton e Stacy Haiduk

Os primeiros episódios de “Superboy” foram, de certa forma, bastante fracos em comparação com episódios posteriores, tal fato ocorreu em decorrência dos produtores, que sem saberem se a série teria mais episódios encomendados, fizeram o possível para economizar dinheiro nos primeiros treze, com isso, detalhes como efeitos especiais são um pouco mais amadores. Isso fez com que os roteiristas escrevessem trouxe histórias mais voltadas para os personagens humanos e histórias com vilões mais comuns, como traficantes de drogas e chefões do crime.

O arqui-inimigo de Superboy, Lex Luthor,  interpretado pelo ator Scott James Wells, foi introduzido no episódio “The Jewel of Techechal”, como um colega de classe do Clark na Universidade Shuster, esta versão do Luthor era mais interessado em realizar esquemas ilegais de ganho financeiro, como apostas em partidas de basquete e manter a boa aparência, do que humilhar o Superboy.

Scott James Wells como o vilão Lex Luthor

Porém isso muda no final da 1ª temporada, no episódio “Luthor Unleashed”, onde o personagem sofre uma grande mudança, já que é nesse episódio que foi adaptado a clássica origem dos quadrinhos da Era de Prata do Lex Luthor, em que o Superboy, ao resgata-lo de um acidente de laboratório, causa acidentalmente sua perca total de cabelos, tornando-o o conhecido vilão careca que todos os fãs do Superman passaram a reconhecer.

Esse fato faz com que a inveja que ele tinha do Superboy se transforme em um ódio mais intenso pelo Menino de Aço, fazendo com que, a partir deste ponto, Luthor decida transformar sua vida em um único objetivo, a destruição do Superboy de uma vez por todas.

Cena de voou do Superboy na 1ª temporada

Voltarei com a parte II na próxima semana.

Você pode gostar...